terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Lições de Solidariedade na Serra

Sebastiana foi o último destino percorrido pelos vinte voluntários mobilizados pela Prefeitura de Duque de Caxias, oriundos da Fundec e da Defesa Civil, na ajuda às vítimas das chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro, no município de Teresópolis. Nessa segunda, 17, dois caminhões, com capacidade aproximada para duas toneladas saíram lotados com alimentos, água, material de limpeza e higiene pessoal, além de roupas e fraldas descartáveis.
Em meio a exuberante beleza, paradisíaca paisagem e clima privilegiado, o cenário encontrado era de devastação. Grandes quedas de barreira, ranhuras na mata, casas destruídas, carros soterrados e o desespero visível no semblante dos moradores. Lucius, Vieira, Bom Sucesso e Sebastiana são alguns dos muitos bairros devastados pela tragédia, localizados na zona rural do município.
Relatos como o de Maria Neuza Pinheiro, Cínthia Calixto de Oliveira e Leandro Fernandes Coelho impressionam pela fé e esperança, mesmo diante do caos ao qual estão submetidos. Os três compartilham o mesmo drama e dividem angústias. Perderam entes queridos, bens materiais e, provisoriamente, um deles encontra-se em abrigo coletivo.
A cidade espera ansiosamente por todo tipo de ajuda que possa minimizar o sofrimento. Ainda há muitos desabrigados, dezenas de corpos não foram encontrados, algumas localidades encontram-se sem fornecimento de luz e água. Além disso, moradores como Leandro Fernandes, de Sebastiana, sofrem pela perda da lavoura, fonte de subsistência de muitas famílias da região.
A Prefeitura de Duque de Caxias, em um ato solidário levou, além dos donativos, alívio, consolo e carinho. Por onde passou, a comitiva deu demonstrações de compaixão, solidariedade e humanidade. O trabalho foi celebrado com uma oração feita pelos moradores de Sebastiana, após seis horas de caminhada. Já era noite quando o vilarejo, iluminado apenas pelos faróis dos carros dos voluntários ouviu de Paulo da Silva, morador do local, a síntese de tudo o que envolveu aquele momento: “Eu sei que existe uma Luz que nas trevas conduz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário