quinta-feira, 11 de abril de 2013

CIDADANIA - A CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO


Cidadania – A construção dos direitos por meio da educação

O conceito de cidadania nos oferece um grande leque de desdobramentos e reflexões. Basicamente, trata-se da qualidade de ser cidadão, de um conjunto de direitos e deveres civis e políticos. Quando se fala em educação para a cidadania ou de projetos educativos voltados para a cidadania, a discussão e a abordagem tornam-se ainda mais amplas. 

Porém, independente do numero de definições que o tema pode gerar, o mais importante não é a criação de um conceito formal, mas sim a aquisição de hábitos e práticas que levem em consideração os valores associados à cidadania. Ou seja, além do reconhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos, é fundamental o cumprimento dos mesmos por parte da sociedade.

Quando se pensa no ambiente escolar, o exercício da cidadania faz-se ainda mais necessário. O aluno cidadão tem consciência de seus direitos e deveres, amplia seu conhecimento do mundo e de si mesmo e procura intervir, de maneira crítica e criativa, na construção do contexto em que vive e ao qual pertence.

A escola que verdadeiramente promove uma educação cidadã desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Ela forma alunos cidadãos, pessoas que adquirem propriedade sobre o mundo onde vivem. Que sentem-se donos do seu próprio meio, que pertencem e se responsabilizam pelo seu espaço. Desta forma, torna possível a promoção da socialização baseada nos princípios de dignidade, igualdade e respeito às diferenças, com possibilidade real de desenvolvimento da capacidade de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário